Curso de RI UFSC
O Curso de Graduação em Relações Internacionais (R.I.) da Universidade Federal de Santa Catarina, conceituada instituição do sul do Brasil que concede o título de Bacharel em Relações Internacionais e disponibiliza 80 (oitenta) vagas anuais, foi oficialmente regulamentado através da Resolução nº 013/CEG/2008, de 3 de setembro de 2008 e teve sua primeira turma no ano de 2009.
O curso tem como objetivo habilitar técnica e teoricamente o egresso nos diversos campos das relações internacionais.
Transcendendo os temas concernentes aos conflitos internacionais, o curso foca, principalmente, nos aspectos voltados às relações econômico-internacionais e no maior processo de integração regional brasileiro. Essa ênfase está pautada na crescente inserção da economia brasileira no cenário internacional e nas características específicas do estado de Santa Catarina, situado privilegiadamente próximo às fronteiras de países integrantes do MERCOSUL e cuja capital, Florianópolis, figura também como capital turística do mesmo.
O curso oferece infraestrutura adequada, além das facilidades de que a UFSC dispõe para apoiar efetivamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão de seus pesquisadores, professores e estudantes.
Atualmente a Universidade possui também a Pós-Graduação na área de Relações Internacionais, com a sua primeira turma criada no primeiro semestre de 2011. O mestrado em relações internacionais tem o objetivo de oferecer um espaço de complementação de estudos, no âmbito da pós-graduação, que permita o exercício da interdisciplinariedade na abordagem dos fenômenos internacionais.
O profissional de R.I. poderá trabalhar em organizações não-governamentais, em empresas privadas ou públicas, em agências governamentais e em organizações internacionais. Há também uma demanda crescente por profissionais que atuem na área de negociações internacionais, o que requer habilidades específicas que compreendam a formação de nível superior nas áreas de política, economia, história, direito, filosofia e estratégias de negociação, constituindo assim umas das principais características do curso, a multidisciplinaridade. A absorção dos internacionalistas no mercado de trabalho da UFSC estará prioritariamente relacionada às demandas que envolvem problemas relacionados às relações econômicas internacionais.
Mais informações: www.ri.ufsc.br | www.cari.ufsc.br | www.eneri.ufsc.br